Travessura ou gostosura? Na dúvida, não exagere

0
93

halloween

No mês de Halloween onde a palavra é gostosuras ou travessuras, acho bem oportuno responder ao maior questionamento do meu trabalho: posso comer uma guloseima por dia? Quando posso comer? Qual?

Primeiro é preciso ter a consciência que guloseima não é uma refeição equilibrada e nutritiva e nunca substituirá um bom café da manhã, almoço ou jantar. É preciso limite para não ser um hábito diário. Se a pessoa não tem problemas de saúde, liberar algum dia da semana ou em algum lanche não há problema.

Uma sugestão é ter no momento de um lanche, as melhores opções:

– Pipoca de panela: sim estourar na “velha” panela e não comprar os pacotes prontos de micro-ondas, pois eles são ricos em gorduras e sódio.

– Bolachas recheadas: melhor sempre optar pelas bolachas sem recheio ou coberturas. Mas se não tive jeito, limite a quantidade para até três unidades e não o pacote inteiro.

– Salgadinhos: prefira os assados, evite os fritos. Mas se não tiver jeito e comer, por exemplo, 1 pastel, inclua no dia mais fibras para ajudar a eliminar um pouco desta gordura excessiva. Pode ser uma boa salada no jantar.

– Refrigerantes: é a bebida que não tem valor nutricional, melhor optar por um bom suco de frutas natural, assim você ganha em vitaminas, fibras e minerais. Mas se a vontade for grande, limite para um copo (200 ml).

– Bolo: pode ser nutritivo se feito em casa (não a mistura pronta), sem coberturas ou recheios. Acompanhada de um bom chá, é um bom lanche.

– Pizza: sem ingredientes ricos em sódio ou gordura, como catupiry, calabresa, peperoni, chedar, etc.

– Hot dog: fique com o simples, pão salsicha, catchup e mostarda. Não é um alimento saudável, mas pelo menos ficará menos calórico e rico em sódio.

– Hambúrguer: inclua sempre saladas dentro e evite queijos ricos em gordura com cheddar, catupiry, gorgonzola, etc. E fuja de colocar mais sal ou maionese.

Não precisa ser guloso e comer sempre! Um dia ou outro não tem problema!

Faça um comentário