Termolina Leitosa

1
152

A Termolina leitosa é uma das sete maravilhas do mundo do artesanato… pois tem baixo custo e muita utilidade. Sua aplicação varia e pode ser feita em diferentes superfícies.

Termolina é um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel.  Ela serve como auxiliar para evitar o desfiamento de bordados, para endurecer o crochê… Na área da decoupagem, ela pode ser aplicada para a colagem e como impermeabilizante. Possui um cheiro forte e deve ser usada em local ventilado, em contra partida, é solúvel em água e portanto, fácil de remover dos pincéis e da bancada de trabalho.

COMO USAR A TERMOLINA LEITOSA

A termolina está a venda em casas de materiais para artesanato, provavelmente é possível encontrá-la também em papelarias. É muito importante verificar no rótulo se o produto resiste ou não a lavagens. Eu costumo usar sempre os produtos da Gato Preto e da Acrilex. Em geral, os da Acrilex não são resistente a lavagens e as da Gato Preto sim, mas não é regra então é sempre bom confirmar. Essa que eu tenho aqui da Acrilex não é resistente a sucessivas lavagens, como o que vou fazer é um porta moedas, que não é algo para lavar com frequência, então vou usar essa mesmo. (A da Gato Preto não consegui abrir!! Vazou um pouco e ela está lacrada!!)

Materiais utilizados:
Pincel (tamanho 18 ou 20, mas pode ser qualquer outro, depende do tamanho do tecido)
Copo descartável de café (lave-o para reutilizar – melhor pro ambiente!)
Tecido
Recipiente com água (para lavar o pincel)
Plástico para forrar (eu uso aquelas toalhas de plástico, ganhei uma mas não suporto toalha de plástico para refeição… pro artesanato, porém, foi excelente!)

-Coloque a termolina no copinho.

-Vá espalhando com o pincel. Eu sempre prefiro começar no meio e espalhar para as beiradas, como se estivesse desenhando um sol.-Passe em todo o tecido, certifique que não ficou nem um pedaço sem, principalmente nas beiradas. Deixe secar. Lave o pincel e o copinho.

-Conforme vai secando, as bordas vão levantando. Vire o tecido de vez em quando, para secar de ambos os lados. Além de virar, eu mudo de lugar, porque o plástico onde os tecidos estão fica molhado e a secagem demora mais.

-Depois de seco, é só riscar o molde, recortar e aplicar o tecido na peça escolhida.
A secagem da termolina leva de 2 a 4 horas, para já poder trabalhar com o tecido. A secagem total, para então poder lavar, em geral, é 72 horas.

Faça um comentário