Sendo uma amiga

0
26

Sendo uma amiga

Pois é, antes de pensar em ter uma amiga, você precisa se preocupar em ser uma. Ser amiga é dar de si mesma, dar do seu tempo, dar o seu carinho, ter consideração, demonstrar respeito, ser sincera, saber a hora de ficar em silêncio, e muito mais!

Viu só como não é fácil? Amizade envolve muitas coisas, e para ficar mais fácil de entender, ficar bem mastigadinho, vamos abordar um a um os pontos que abordei acima. Vamos lá?

1. Dar de si mesma:

Dar de si mesma significa se preocupar em ser amiga, e não usar a outra pessoa para descarregar suas preocupações e frustrações. É estar presente quando ela precisa de você também. Aliás, é muito bom quando você aprende a ser uma amiga de verdade, pois você se sente feliz em saber que ajudou alguém… É bem melhor dar do que receber!

2. Dar do seu tempo:

Você tem uma vida corrida—aliás, quem não tem uma vida corrida hoje em dia? Mas quando você é uma amiga de verdade, você é capaz de sacrificar o seu tempo.

De repente, você tem a agenda lotada de coisas para fazer, mas a sua amiga precisa de você. Então, você faz tempo para ela, sem deixá-la saber que está “atrapalhando” os seus planos e, assim, se sentir culpada. Ela até pode perceber que você está sacrificando o seu tempo, mas você não a deixa se sentir mal. Ela vai ter muito mais valor para ela por causa disso. Puxa, que legal!

3. Ter consideração:

Você sabe o que é ter consideração por alguém?

Bem, ainda que você saiba, eu gostaria de analisar a palavra “considerar” com vocês. “Considerar” significa: examinar atentamente, ponderar, pensar, imaginar-se.

E a consideração?

Ah, essa é fácil! Eu demonstro ter consideração por alguém quando me coloco no lugar dela, pois não vou fazer com ela o que eu não gostaria que fizessem comigo.

Humm, será que compliquei a coisa pra vocês ou deu para entender???

Nessa de se colocar no lugar dos outros, você pensa, analisa, usa a razão, dá importância, fica atenta, reflete, e então respeita e considera as outras pessoas.

Demonstrar respeito:

Respeito é algo sério. Todos gostam e precisam de respeito, mas nem todos sabem respeitar. Aliás, hoje em dia, isso é coisa rara!

Temos de saber respeitar a opinião contrária de uma amiga, sem ofendê-la. Precisamos respeitar suas decisões, respeitar o seu espaço e as suas vontades.

Veja que exemplo mais lindo do nosso Deus: Ele nos respeita. Ele nos deu o livre arbítrio, que é a nossa liberdade de escolha. Portanto, quem somos nós para impormos as coisas às outras pessoas? É claro que não devemos concordar com o que é errado, mas se uma amiga quer errar, não podemos impedi-la. Podemos, sim, expor a nossa opinião e ser sinceras, mas não podemos forçá-la a coisa alguma… Fazendo assim, estaremos demonstrando o nosso respeito por ela.

Ser sincera:

Ser amiga, às vezes, é difícil. Dói na gente e dói na amiga, rs!

Amiga de verdade não é aquela que vive lhe fazendo elogios, mas sim aquela que fala a verdade, mesmo que lhe machuque.

Quando digo que ela fala a verdade, não quero dizer que ela seja grossa. Você pode falar umas verdades sem ser grossa, mas… às vezes não tem jeito mesmo, rs! Afinal, como que você vai fazer algo feio ficar bonitinho? Não dá, né?!

Na verdade, quando a outra pessoas também é uma amiga de verdade, ela acaba passando por cima das grosserias e entende o que você está querendo dizer. Ela entende o seu amor, entende que foi duro pra você falar a verdade.

Mas, e se você passou dos limites e foi grossa demais?

Bem, amigas de verdade se entendem. Elas não vão jogar na lata do lixo uma amizade que levou tempo para ser construída só por causa de um momento em que uma perdeu o controle, vocês concordam?

Saber a hora de ficar em silêncio:

Saber quando tudo o que a sua amiga precisa é de um ombro amigo é muito importante também. Sem julgar ou apontar o dedo, mas apenas ouvir, estar presente e deixá-la desabafar e saber que tudo não passou de um… desabafo!

Por favor, não me entendam mal e pensem que me refiro a desabafar sobre coisas erradas e feias que possam contaminar a pessoa que está ouvindo—de forma alguma! Isso é muito perigoso.

Amiga de verdade é cuidadosa e não contamina os outros com coisas erradas.

Antes de mais nada, ser amiga de verdade é amar e zelar pela alma uma da outra. Fofocas, invejas, rebeldia e comentários maliciosos não fazem parte do relacionamento de amigas que são de Deus.

Faça um comentário