Posso usar o mesmo hidratante de corpo no rosto?

0
17

De uma forma geral, não se deve usar o hidratante do corpo no rosto. Quem explica o motivo é a dermatologista Livia Pino. “São peles diferentes. Geralmente a pele do rosto tende a ser mais fina, mais sensível, mais oleosa do que a do corpo, por isso, necessita de ativos diferentes”.

A pele do corpo costuma ser mais ressecada, logo necessita de uma hidratação especial. O que pode ser completamente diferente da pele do seu rosto. Existem hidratantes para o momento do banho que tornam esse momento super gostoso, mas Livia indica ainda uma hidratação três minutos após sair do chuveiro pelo alto poder de absorção do creme na pele.

Se você usa o hidratante do corpo no rosto, porém não vê nenhum grande problema, fique atenta: as consequências podem vir a longo prazo. “Uma pele oleosa que use no rosto um hidratante pesado de corpo pode desenvolver mais oleosidade e acne, por exemplo”. Ou seja, peles diferentes possuem necessidades diferentes, aplicar uma substância inadequada só pode agravar algum problema já existente ou desenvolver alguma alergia.

Também é recomendado que a hidratação facial seja feita após o banho ou depois da limpeza matinal. O ideal é aplicar o hidratante para o rosto antes de usar o filtro solar e passar a maquiagem, desse jeito, você prepara a pele, deixando-a hidratada para receber os outros produtos.

Uma boa parcela das mulheres brasileiras cometem o erro de usar o mesmo produto para as duas regiões: 30% das brasileiras usam o hidratante corporal no rosto, segundo dados da pesquisa Usage and Purchase Attitudes for Face Care, Brasil, de 2012, do Sense Envirossell.

A pele funciona como uma barreira entre o meio interno e o meio externo. “Os hidratantes tem substâncias bem parecidas com as que são naturalmente presentes na pele e podem ser perdidas quando a pele desidrata”, afirma a dermatologista. Atualmente, existem diversos cremes hidratantes com tecnologia similar à nossa barreira cutânea, com cerâmicas, lipídeos, entre outros. Dessa forma, o hidratante repõe esses elementos necessários para a nossa pele.

Faça um comentário