Pokemon para mães: tudo o que você precisa saber

0
71

A não ser que nos últimos meses você tenha estado hibernando em Marte, com certeza tá sabendo da febre do momento: Pokemon Go!

O lançamento da poderosa marca Pokemon Company, tem feito crianças e adultos esquecerem da vida e saírem por aí caçando monstrinhos, como se não houvesse amanhã. Se você cresceu nos anos 90, certamente sabe o que é Pokemon, e se você é mãe, de crianças na faixa de 5 anos, com certeza tem aí na sua casa qualquer coisa que tenha o monstrinho amarelo estampado e talvez, você nunca tenha parado muito pra pensar sobre ele e o que significa.

Se este é o seu caso, vem comigo amiga, vamos conversar sobre tudo o que você precisa saber sobre Pokemon e por que ele é a febre do momento!

Criado em 1995 por Satoshi Taijiri, o primeiro produto com o nome Pokemon foi um par de jogos de videogame (Nintendo), onde os desenvolvedores apresentavam um novo mundo de monstrinhos e seus treinadores.

Isso mesmo, treinadores! Parece esquisito e talvez te lembre alguma coisa como rinha de galos mas, o básico do Pokemon é que ele é um jogo onde humanos encontram e capturam monstrinhos que são treinados para disputar batalhas uns com os outros.

Parece ruim, né? Mas na verdade, é bem legal e todo este contexto de luta, preservação animal e afins, passa bem despercebido pelas crianças. Fica mais na cabeça dos adultos, que já tem um olhar crítico mais treinado, sabe?

Depois dos jogos de videogame, foram surgindo uma infinidade de produtos que levavam a marca e o nome Pokemon: jogos de tabuleiro, jogos de cartas, adesivos, brinquedos, e é claro, a série de desenhos para a TV e os filmes que saíram no cinema.

Eu assisti muito Pokemon e adorava meu encontro com Ash Ketchum e Pikachu! Se você não sabe do que eu tô falando, permita-me apresentar:

tudo sobre pokemon

Ash e Pikachu <3

No desenho, que passava na TV aberta da época, fomos apresentados a esta querida dupla! Ash é um garoto adolescente em uma jornada Pokemon, caminhando pelo mundo, onde está determinado a encontrar e treinar o maior número de monstrinhos, até se tornar um Grande Mestre Pokemon. E Pikachu é o monstrinho amarelo mais fofo de todos que, além de ser um monstrinho muito valioso é também super amigo e fiel a Ash.

tudo sobre pokemon

Pausa para uma curiosidade…

Pikachu foi inspirado em um tipo de coelho raríssimo que vive nas florestas da China, o Lli Pika

tudo sobre pokemon

Despausa…

Na jornada de Ash ele faz muitas amizades e a cada episódio do desenho, ele e seus amigos encontram novos Pokemons, aprendem novas técnicas e lições de batalha e é claro, defendem seus ginásios e o precioso Pikachu de uma turma de vilões que está sempre querendo roubá-lo de Ash.

tudo sobre pokemon

A turma do bem…

tudo sobre pokemon

e os vilões da equipe Rocket!

Durante a jornada de Ash, acompanhamos sua evolução como treinador, os lugares que visita, os ginásios, as escolas de treinadores, as enfermarias de Pokemons … e quem curtiu o desenho, sempre ficou imaginando como seria legal ter Pokemons na vida real!

tudo sobre pokemon

É exatamente (ou quase isso) que aconteceu quando Pokemon Go foi lançado: as milhões de crianças dos anos 90 (hoje adultos) que jogaram Pokemon no videogame, tiveram cards de RPG, brinquedos, bonecos e assistiram aos desenhos, de repente, puderam ser inseridos no jogo. Como se estivéssemos todos em uma jornada junto ao Ash, fazendo amigos pelo caminho e encontrando monstrinhos, ginásios, adversários…

Conseguiu entender o por que de todo este barulho? Quem sempre foi fã da franquia, agora pode participar dela! Pode finalmente ser um treinador, capturar seus próprios monstrinhos, ter seu próprio ginásio, fazer parte de uma equipe…

E é claro que, mães e pais que sempre amaram o jogo e os personagens, com certeza vão apresentar isso tudo para seus filhos e assim, mais uma vez, a Pokemon Company, usou sua mão de Midas para fazer Pokemon explodir no mundo tudo neste revival espetacular com tecnologia de ponta!

Pokemon Go utiliza a tecnologia de realidade aumentada para que os jogadores, armados com seus celulares, GPS e câmeras possam visualizar, dentro de seu ambiente, os monstrinhos, pokestops, ginásios… É quase como ser transportado para uma realidade virtual de graça e sem a necessidade de óculos espalhafatosos!

Ok, agora que você já entendeu o por que de tanto zumzumzum, é hora de entender como baixar e jogar o bendito aí na sua casa com as crianças. Vamos ao básico:

  • Pokemon Go é um jogo gratuito para IOS e Android, disponível na Apple Store ou Google Play
  • Como mãe, sugiro que crianças a partir de no mínimo 5 anos comecem a brincadeira. Aos muito pequenos e sem celulares próprios, baixe no seu e brinquem juntos!
  • Assim que você baixar o jogo, poderá criar um avatar onde você vai definir cor de roupas, tom de pele, cabelo e afins. O seu avatar tem uma mochila, que é onde ele guarda todos os itens que vai encontrando no caminho e de que precisa para capturar e treinar seus Pokemons.
  • Na primeira fase do jogo (tutorial) você verá o seu avatar dentro de um mapa que mostra a sua localização, neste mapa você consegue ver se há Pokemons por perto e daí, é só sair para caçar.

pokemon go

  • Você só consegue colocar um nome no seu avatar depois que capturar seu primeiro Pokemon, e para capturar você vai usar a pokebola. A mesma que o Ash e cia usam no desenho e nos jogos de console

tudo sobre pokemon

A pokebola é tipo uma gaiola, onde você guarda os seus monstrinhos!

  • Você sempre começa o jogo com um número de pokebolas e se elas acabarem, você vai precisar de outras para continuar a jogar. Para consegui-las você tem 2 opções: ou você compra moedas (usando o seu cartão de crédito de verdade na lojinha do jogo) ou procura por pokestops que normalmente tem muitos itens para oferecer aos jogadores.

Pra recapitular o básico da brincadeira:

  • O seu objetivo inicial é capturar Pokemons e para isso, você precisa de pokebolas;
  • Pokebolas são as gaiolas de Pokemons, você começa o jogo com algumas delas e vai conquistando novas durante o jogo, conforme muda de nível, passando por pokestops ou comprando;
  • Pokestops são pontos espalhados pela cidade onde você pode encontrar muitos itens de necessidade para um treinador de Pokemons: pokebolas, ovos de Pokemon, berrys, poções de cura, etc. Não dá pra saber onde estão estes pokestops, você visualiza no seu mapa conforme vai andando pela cidade. Parques, monumentos históricos e turísticos e alguns tipos de comércios (como cafés e restaurantes) podem ser pokestops.

Depois que você já tiver caçado muitos Pokemons e chegar ao nível 5, você será convidado a fazer parte de uma equipe de treinadores. São 3 equipes de 3 cores, você escolhe uma de acordo com a que se identificar mais e a partir daí, terá acesso aos ginásios de batalha desta equipe e deverá defender os ginásios da sua equipe.

Para entrar em um ginásio, você precisa localizar um deles no seu mapa, certificar-se que ele é da sua equipe e tentar entrar para treinar. Ás vezes, estes ginásios estão muito lotados e você não consegue entrar, você também pode reivindicar ginásios para você. Se o ginásio no seu mapa estiver na cor cinza, você coloca lá um Pokemon bem forte e deixa ele lá para proteger o ginásio, se ele vencer 5 desafios, o ginásio é seu.

Você também pode reivindicar ginásios de outras equipes mas pra isso, seu Pokemon deverá vencer todas as batalhas com todos os treinadores que estiverem no ginásio. Para deixar os seus Pokemons cada vez mais fortes, você precisa evoluí-los e para isso, cada um tem uma necessidade específica que pode ser números de berrys, de batalhas, de moedas e por aí vai…

Se você não quiser “batalhar”, pode continuar curtindo passear com as crianças e encontrar Pokemons, arremessar a pokebola e ser feliz, sem estresse com ginásios e afins! 😉

Sobre alguns itens que você encontra nos pokestops e para que servem:

  • Mochila: você consegue expandir o tamanho da sua mochila e assim, carregar mais coisas;
  • Ovo de Pokemon: um Pokemon bebê que você vai precisar chocar e fazer nascer
  • Incubadora de ovos: você precisa deste item para chocar os seus ovos, normalmente você coloca o ovo dentro e caminha a distância solicitada pelo ovo para que ele choque.
  • Berry: frutinhas para atrair Pokemons
  • Incenso: também serve para atrair Pokemons

Para finalizar, 4 dicas para os jogadores:

1 – Se você lançar uma pokebola e não acertar o Pokemon, toque na bola antes que ela suma da tela para não perdê-la!

2 – Se você conseguir visitar 10 pokestops em 10 minutos, terá os seus recursos em dobro!

3 – O jogo Pokemon Go gasta muita bateria de celular e recursos de dados por isso, prefira jogar em ambientes com wifi e tente desabilitar o máximo de funções possíveis do celular para preservar a bateria.

4 – Parques e ambientes controlados (shoppings, academias, casas de brincar e afins) são mais seguros para brincar. Como estará com os olhos grudados na tela, evite que a criança esteja caminhando em locais perigosos com circulação de veículos, escadas, pontes, piscinas…

Para saber tudo sobre o Pokemon Go, mais dicas e ser atualizado de novidades, visite o site Pokemon Go Brasil, clique AQUI.

Se você nunca jogou Pokemon tradicional (de console) e tem um Nintendo em casa, experimente os novíssimos Pokemon X e Pokemon Y com novíssimas gerações de Pokemons para você encontrar treinar e batalhar.

Para os menores, dá pra brincar de desenhar e pintar os Pokemons no jogo para console Pokemon Art Academy ou, brincar de quebra-cabeças (tipo Tétris) no Game Boy com o Pokemon Puzzle Challenge. Além é claro, das opções de cards e ginásios pra brincar no bom e velho estilo RPG.

jogos pokemon

Então é isso, tudo o que você precisava saber sobre Pokemon e Pikachu e chega de ficar boiando nos memes do Face, nas estórias dos seus filhos e fazer cara feia quando encontrar a galera viciada pela rua!

Certeza que se você experimentar, também vai se apaixonar pela brincadeira e pela fofureza do monstrinho amarelo mais amado do mundo!

#ficadica

Bjs 😉

pokemon

 

Texto adaptado de um blog

Faça um comentário