Incentivo

0
38

Do vídeo de 4 minutos acima você pode tirar várias lições. Mas vamos nos concentrar hoje em um ponto importante, um papel que você e eu devemos desempenhar, e muitas vezes falhamos.

Incentivo. A palavra vem do latim – INCENTIVUM, “ato de definir o tom”. Refere-se a cantos guerreiros e de encorajamento em competições.
É só você se lembrar da imagem dos treinamentos militares, quando o comandante vai adiante da tropa cantando uma música, e os soldados repetem atrás, em uma só voz. Você não vai “cantar” pelo seu filho, mas é você quem tem que definir o tom e ritmo para que ele comece a canção.

Incentivar não é uma atitude sentimental, é uma atitude de fé. Certeza de que o outro é capaz de desempenhar o que lhe está sendo pedido.

São as mães e pais os maiores responsáveis para que esses talentos que eles possuem sejam descobertos, e desenvolvidos. Mas isso só acontece quando nos aplicamos em conhecer nossos filhos.

Conhecer não é somente traze-lo ao mundo, escolher um nome, prover o sustento. Conhecer a alguém implica em dedicar-se em saber quem é aquela pessoa, o que lhe agrada, como ela pensa, como reage, suas qualidades, seus defeitos, reações. Você pode inclusive chegar ao ponto de conhecer a uma pessoa melhor do que ela mesma, porque você se empenhou em vê-la em sua totalidade.

Só quem consegue enxergar assim a outro ser humano descobre algo mais que seus talentos – descobre o que verdadeiramente significa Amor.

Faça um comentário