Educação e Editora Moderna lançam Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014

0
75

anuario-tpe-ecod

A edição 2014 do Anuário Brasileiro da Educação Básica, iniciativa do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna, já está disponível para download nos sites dos parceiros da publicação. O Anuário traz estatísticas e análises importantes para a compreensão do atual cenário do ensino no País e, principalmente, para contribuir no monitoramento do cumprimento das 20 metas previstas no Plano Nacional de Educação – que, até o lançamento da publicação, ainda aguardava a votação final na Câmara dos Deputados, após uma tramitação de mais de três anos no Congresso Nacional.

Além de tabelas com as principais estatísticas oficiais da educação brasileira, o Anuário oferece uma leitura analítica dos indicadores, por meio de séries históricas e informações sociodemográficas, por localidade, por dependência administrativa, por etapa de ensino, entre outras. Também reúne artigos de especialistas, um glossário de termos específicos da área e apresenta as principais estruturas governamentais e formas de financiamento da educação.

“O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014 é um documento de referência com muitas abordagens estatísticas inéditas, que buscam contribuir para os debates acerca da Educação Básica e para fundamentar decisões que visem enfrentar os desafios educacionais do País”, afirmam os organizadores da obra.

Para a diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, esse é um importante momento para a educação brasileira. “Nos últimos anos, o Brasil avançou muito na área educacional, especialmente no que se refere ao acesso, mas os desafios ainda são grandes, principalmente, os relacionados ao combate às desigualdades sociais e regionais que ainda persistem no cenário nacional”, comenta.

Informações relevantes

Luciano Monteiro, diretor de relações institucionais da Editora Moderna, afirma que, nesse sentido, o Anuário é uma importante ferramenta à disposição de gestores públicos, educadores, pesquisadores, jornalistas e da sociedade, em geral. “O Anuário oferece informações relevantes para contribuir com a atuação dos diversos atores envolvidos com a educação em todas as regiões do País”, conclui.

– Baixe o Anuário Brasileiro da Educação Básica – 

Faça um comentário