Dicas fáceis e baratas para tirar riscos e manchas dos móveis

0
3
Os móveis de madeira têm alta durabilidade, mas certas situações do dia a dia podem danificá-los. Mudanças de casa, esbarrões e as traquinagens das crianças acabam resultando em riscos e manchas. Antes de bater aquele desespero, confira estas dicas para reverter os danos com soluções fáceis e baratas!

Nozes

Você pode remover riscos superficiais com uma noz – ou outra oleaginosa que não seja áspera e fique fácil de manusear. Aplique a castanha diretamente no risco e depois passe um paninho seco.

Pasta de dente

Para tirar manchinhas de lápis ou caneta, esfregue levemente a superfície com um pano umedecido com água e pasta de dente. 

Óleo de banana

Encontrado facilmente e por um preço bem baratinho em farmácias, o óleo de banana é conhecido por preservar o esmalte de unha por mais tempo. Mas o produto também pode ser usado para restaurar os riscos dos móveis: basta aplicar com um algodão umedecido nas áreas danificadas.

Cera de abelha

Para amenizar os riscos mais profundos, preencha os espaços danificados com cera de abelha e nivele com um pano seco. O produto pode ser encontrado em lojas especializadas em essências e ingredientes para perfumaria artesanal.  

Corretivo Líquido

Com os trabalhos escolares feitos no computador, o corretivo está caindo em desuso, mas pode ter uma boa utilidade na sua casa. Para restaurar pequenos danos em móveis brancos, utilize o pincel aplicador do produto, que é vendido em papelarias.

Óleo e vinagre

Com azeite (ou outro óleo mais barato de sua preferência) e vinagre, você pode fazer um lustra-móveis caseiro, que devolve o brilho à madeira riscada. Para não deixar a mobília com cheiro de fritura, coloque sua essência preferida na mistura.

Ferro de passar

Para manchas causadas pelo calor, use ferro de passar em temperatura baixa por cima de panos de prato. Essa técnica só não é indicada para móveis laqueados ou com camada grossa de verniz na madeira.

Fonte: Ana Maria Braga

Faça um comentário