Dez dicas para o Facebook

0
33

Logo no início, a alegria de encontrar amigos distantes, ter notícias deles, conhecer outros, ver novidades, divulgar seu negócio e também poder dizer que é uma pessoa atualizada. Afinal, quem não tem um perfil no Facebook hoje?

Os que ainda resistem ao celular, e-mails e redes sociais são hoje uma raridade.

Bastam poucos cliques e você entra em um mundo onde as pessoas são tão felizes, amorosas e bem-sucedidas… Expõem fotos bonitas de seus jantares, viagens, suas conquistas, seus amores… Ninguém quer parecer feio, triste ou com cara de bobo. Há uma sede de mostrar como estamos bem, que nos vejam.

De repente percebe-se que o objetivo principal de ver amigos queridos foi aos poucos se perdendo e o dia a dia das redes sociais vai ficando cada vez mais chato e perigoso.

Temos que considerar que o Facebook tornou-se hoje uma grande ferramenta, mas há algumas observações que são importantes para quem mantém um perfil. Talvez você possa até discordar de mim, fique à vontade, esta é apenas a minha modesta opinião.

1) Quer ter um perfil: é essencial colocar foto e informações básicas para facilitar quando você for solicitar amizade a alguém.

2) Pense muito bem antes de postar qualquer coisa, talvez você ainda não descobriu a dimensão da expressão: “Caiu na rede!” Não use seu espaço para alfinetar ninguém, colocar assuntos e fotos íntimas, desabafar, jogar ali toda a sua frustração. O efeito daquela foto ou status pode ser muito grande entre seus amigos. Esteja preparada! Existem relacionamentos que acabam, empregos e oportunidades que se vão. Se você não sabe, hoje é cada vez mais comum as empresas acompanharem seus funcionários e futuros contratados nas redes sociais. Quer mesmo falar mal do seu colega, do seu chefe?

3) Não envie solicitação de amizade só para colecionar números, você não precisa ter um milhão de amigos para ser querido. Vejo pessoas morrendo para as verdadeiras amizades, atrás dos amigos virtuais, só porque eles comentam e curtem as suas fotos. Não pense que pode contar com eles. Você já viu aquela situação de se pedir ajuda e aparecem cinco comentários, mas se posta a foto do seu gatinho, surgem 50 comentários? A realidade é dura, mas sinto em lhe dizer: pura ilusão.

4) Evite colocar coisas polêmicas, e caso você veja isso no perfil do outro não entre em discussões que nunca levam a nada. Afinal, gosto não se discute!

5) Nem todos têm o mesmo conhecimento no mundo virtual. Tem quem dá uma passadinha no Facebook, e outros que ficam quase que 24h conectados. Então, se vir algum furo do seu amigo, ou se ele mostra uma coisa com a maior empolgação, como se fosse novidade, paciência…

6) Você pode expressar seus pensamentos, ideias, sentimentos, mas evite ficar escrevendo demais. Tudo em excesso cansa e fica sem valor. Tem quem age como se o Facebook fosse diário, divã, ombro amigo, sei lá mais o quê.

7) Não mande convites de jogos e aplicativos para seus amigos. Quando eu recebo, logo penso “Que chato! Não quero construir fazenda, nem cidade, nem casa, nem brincar de bolinhas coloridas…”

8) Lembre-se que aquele espaço é público, ou seja, pertence também aos seus amigos. Não cabe a você ficar postando uma foto atrás da outra, do tipo EUZINHA olhando para o espelho, sentada, de costas, deitada… E se você quiser colocar fotos que estejam outras pessoas, seja educado em pedir permissão para marcar.

9) Não chame para o bate-papo se você não tem intimidade para isso. Não cutuque e não coloque as pessoas em grupos fechados. Pense se ela vai gostar, se tem tempo… Não escreva coisas pessoais e íntimas no mural do outro.

10) Não encha a caixa privada de seus amigos com correntes e coisas que às vezes são muito legais para você, mas totalmente desinteressante para o outro.

Regra de ouro: Se seu tempo é precioso demais para você viver, para estar com sua família, se dedicando ao próximo e, sobretudo a Deus, e não quer ficar lendo coisas desinteressantes, aprenda esta dica de hoje:

Não precisa desfazer a amizade. Vá ao perfil da pessoa, lá no topo, onde está marcado “amigo”, coloque o mouse em cima e, na lista, você desativa a opção “Mostrar no Feed de notícias”, e pronto. Quando você estiver com vontade de ver, aí vai lá no perfil dela. E claro, vamos torcer para que ela tenha amadurecido, rs.

Faça um comentário