Dez dicas de etiqueta à mesa

0
34

Considero que uma das melhores virtudes de uma pessoa é o seu desejo constante em aprender. Ninguém nunca aprendeu tudo; todos os dias recebemos uma oportunidade nova, e se você desperdiça a chance, um dia a vida vai cobrar caro. Então, vem a vergonha e o arrependimento.

Saber como se comportar nas mais diversas situações nos dá segurança, aumenta o desempenho e evita constrangimentos.

Sabe qual é o lugar campeão de erros e dúvidas? À mesa.

E não estou falando de regras relacionadas a talheres de prata e taças de cristal, mas de situações simples, como: “E agora,o que eu faço com esse caroço da azeitona? Estou quase engolindo isso…”; “Posso cortar esse macarrão?”;  “Quando posso comer com a mão?”; “Quantos talheres… Por onde começo?”

Vamos, então, aprender algumas regras básicas importantes em restaurantes, festas, no trabalho e, por que não, em casa também?

Cada lugar pede uma roupa apropriada, então informe-se sobre o que vestir, não é vergonha perguntar e também programe-se para nunca chegar atrasada. 

1) Se você foi lembrado e convidado, mostre sua satisfação em estar ali. Sorrir e presentear o anfitrião é de muito bom gosto. A refeição só começa quando o anfitrião coloca o seu guardanapo no colo. Nada de pressa e sair beliscando antes de todos!

2) O guardanapo fica sempre ao lado esquerdo ou no meio do prato. Assim que se sentar, coloque-o no colo, sem abri-lo todo (mantenha uma dobra). Nunca chacoalhe, como se fosse estender roupa no varal, rs.

Se precisar levantar-se, peça licença e coloque o guardanapo ao lado esquerdo do prato.

3) Quanto aos talheres, sempre comece de fora para dentro. Os pratos serão servidos na ordem deles à mesa. No jeito americano, cortamos com a faca na mão direita, enquanto seguramos o garfo com a esquerda. Ao terminar de cortar, colocamos a faca em cima da borda do prato. O gume da faca fica sempre para dentro do prato. Depois, troca-se de mão, levando o garfo para a direita. Claro, se você for canhota, mantenha na esquerda, e então você come o que foi cortado.

4) Pegue pequenas porções para levar à boca. Não se incline sobre o prato, e sim leve a comida à boca. Nunca converse de boca cheia e nem mastigue de boca aberta.

5) Não coloque sua bolsa ou carteira sobre a mesa; cotovelos, também, nem pensar!

6) As taças e copos ficam sempre a direita, e se houver várias, não se preocupe, o garçom saberá perfeitamente onde deve servir. A taça maior será sempre da água, mas, não esqueça: não devemos tomar nenhum líquido com comida ainda na boca. E antes de tomar sua bebida, passe delicadamente o guardanapo nos lábios, pois nenhuma marca de gordura ou comida deve estar na taça – isso é permitido somente às criancinhas.

7) Caso você queira algo que está distante de você, peça a quem está mais perto. Nunca estenda a mão na frente das pessoas.

8) Nada de sonoplastia enquanto come, quanto menos barulho ao comer, mais educado você é. As sopas, caldos e o delicioso tacacá devem ser tomados, nunca sugados, rs. E nada de jogar o pescoço para trás emborcar o prato e tomar até a última gota!

9) Posicione sempre os talheres de forma a sinalizar que você terminou. Assim, o garçom saberá que já pode recolher seu prato.

10) Palitar os dentes à mesa, nunca! É desagradável e nada higiênico. Quer usar fio dental ou palitos vá ao toilete, de portas fechadas, e talvez até luz apagada, porque ninguém merece ver essa cena!

Uma regra de ouro: quando você não souber o que fazer, observe e espere até que alguém faça primeiro e então siga-o. Claro, nada de escolher alguém que também está perdido, rs!

Faça um comentário