Detox à moda antiga: Alimentos poderosos

0
17

Nosso corpo possui um complexo mecanismo que envolve principalmente o fígado e os rins de uma forma simplificada. O fígado faz com as substâncias danosas (toxinas) se dissolvam melhor na urina para que os rins possam eliminá-las mais facilmente.  Uma alimentação desregrada e carente de vitamina e nutrientes, além do estresse do dia a dia, a poluição, medicamentos, bebidas alcoólicas, cigarro e drogas sobrecarregam o fígado e rins neste processo de desintoxicação (Conseguem ver a como a Fé nos livra de muitos desses fatores?!).

A todo tempo nosso organismo está trabalhando no processo de DETOX, mas é durante o período de descanso que estão a todo vapor para renovar as nossas células e fazer aquela faxina. É  fundamental que venhamos colaborar ao máximo e tirar o maior proveito possível desta faxina interior.

Vamos ver os 5 amigos para uma DETOX melhor:

  1. Água é fundamental – Como aprendemos acima, a maior parte das toxinas irão ser eliminadas pela urina, então não deixe de ingerir no mínimo 1l ½ de água diariamente.
  2. Descansar – Já reparou como reagimos quando estamos cansadas?! Muito mais agora que sabemos que o descanso faz parte do processo DETOX, procure estabelecer uma hora para se desligar de tudo e descansar. Por mais trabalho que você tenha, você precisa descansar.
  3. O poder do Brócolis – Estudos comprovaram que o brócolis é um dos alimentos com maior efeito anticancerígeno. Além disso, existem outros benefícios do consumo dessa hortaliça, que é também descongestionante, anticoagulante, anti-inflamatório, antibiótico, protege o fígado, combate fungos, reduz o colesterol, combate a dor muscular, diminui a pressão arterial, combate viroses e também é analgésico.  Fica a dica: Cozinhe o brócolis no vapor, pois a perda de nutrientes é menor do que fervê-lo em água.
  4. Frutas vermelhas – Amoras, mirtilos (blueberries), framboesas e morangos, ricos em antioxidantes, ajudam a combater os danos no organismo. “São um importante escudo de defesa e ajudam na produção de células que combatem os invasores indesejados”. As framboesas são conhecidas por reduzirem o risco de câncer em até 80%. Os mirtilos ajudam a combater a depressão, assim como as infecções urinárias. E as groselhas, ricas em vitamina C e potássio, ajudam a baixar a tensão arterial. Todos eles combatem o envelhecimento da pele, os derrames vasculares e previnem as varizes. Tem baixo teor de açúcar o que contribui para manter os níveis de glicemia baixos e são diuréticos, uma verdadeira DETOX. São ricos em vitamina C e outras substâncias como a antocianina, um antioxidante. DICA: Batido simples e delicioso – Frutos vermelhos, bebida de soja ou bebida de arroz, 1 banana madura e 1 colher de semente de Chia. Bata tudo no liquidificador e delicie-se.
  5. Frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, etc.) – Diuréticos, atuam na prevenção do envelhecimento das células. São ricas em vitamina C, que além de desintoxicar, tem propriedades digestivas. Meu suco favorito: 2 rodelas de abacaxi, um punhado de alguma hortaliça verde (salsa, espinafre, agrião, couve), 1 pedaço de 2cm de gengibre e hortelã à gosto.  Bata tudo no liquidificador e beba de imediato.  Ótimo no café da manhã, uma opção para lanches ou ceia. Delicioso, refrescante e super saudável.
  6. Experimente na ultima refeição do dia comer algo bem leve, como uma salada colorida com alguma proteína (ovo, atum, peixe, carne, frango, tofu) ou uma sopa de legumes. E antes de deitar, tome um suco cítrico como referido acima. Você vai ver como acordará bem mais disposta.

É importante que vocês entendam que todos os alimentos vindos da natureza, ou seja, da mão do criador, tem grandes benefícios para nossa saúde. A cor dos alimentos revela parte de sua composição nutricional e pode ser uma boa referência para montar refeições balanceadas. Quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que estaremos ingerindo, já que cada cor significa benefícios e nutrientes específicos em cada alimento. A regra vale especialmente para frutas, verduras, legumes e grãos. Então, um bom exercício é olhar para o seu prato e ver se ele está colorido.

 

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Faça um comentário