Cachorros pequenos são menos obedientes do que cães grandes?

0
13

A cena é engraçada e até bastante corriqueira: um pequeno cão enfrentando com bravura um cão grande. Uma porção de cães de menor porte tem personalidade fortíssima e fica a questão no ar: Será que esses pequenos seres são mais desobedientes que os cães maiores?

Através de um estudo, pesquisadores da University of Sydney, na Austrália, desvendaram finalmente o mistério. A conclusão confirmou a teoria que sim, a relação entre desobediência e tamanho é real! Os peludos menores tem mais tendência a serem pestinha que os maiores.

Realizada com 8 mil tutores de cães, a pesquisa citou os seguintes maus comportamentos: fazer xixi no lugar errado quando fica sozinho, tentar acasalar na perna das pessoas, ficar pulando nas pessoas, implorar por comida e ter dificuldade para ser treinado.

Eis que surge outra questão a partir daí: cachorros pequenos nascem desobedientes por natureza ou isso é resultante do mau adestramento dos donos?

Marthina McClay, especialista em treinamento canino, crê que as pessoas intuem muito o comportamento do cachorro a partir de sua raça, enquanto o correto é pensar nele como indivíduo.

E mais, Mychelle Blake, adestradora profissional de cães, confirma que apesar dos pequeninos cachorros possivelmente se sentirem ameaçados pelo tamanho, o comportamento é responsabilidade do seu dono:

“É muito comum para adestradores passarem pela experiência de trabalhar com tutores de cachorros pequenos que acham que ensinar boas maneiras e obediência não são importantes para seu cão.”

Faça um comentário