47 coisas para se livrar imediatamente

0
37

O minimalismo está ganhando espaço nos lares de todo o mundo, e por uma boa razão. Menos é mais de verdade, e livrar a sua causa de entulhos indesejados e desnecessários tornará seu espaço de estar mais claro, mais limpo e mais saudável.

ROUPAS QUE FICARAM PEQUENAS E QUE NÃO SÃO USADAS
Se aquela calça jeans não serve em você desde o ensino médio, e aquele suéter é feio até para ir em uma “festa do ridículo”, jogue fora. Roupas estão entre as coisas mais fáceis de se descartar, porque muitas instituições de caridade retiram em casa, ou têm locais de coleta espalhados pelas cidades.

JOIAS QUEBRADAS
Jogue fora ou doe qualquer joia ou bijuteria que não esteja sendo usada ou que não preste mais. Peças quebradas que são valiosas podem ser vendidas em muitas joalherias. Liberar espaço na sua caixinha de joias vai facilitar o trabalho de encontrar a peça certa da próxima vez.

MEIAS SOLTEIRAS
Vá em frente e apenas jogue-as fora! Talvez exista uma gaveta cheia de meias solitárias sem suas parceiras, ou então uma cesta repleta delas em sua área de serviço. É hora de coletá-las e descartá-las todas.

KITS DE COSTURA PARA VIAGEM
Mantenha uma em sua mala ou sacola de viagem, por via das dúvidas, mas jogue o resto fora. Quantas emergências de costura uma pessoa pode ter?

COSMÉTICOS VENCIDOS
Maquiagem vencida pode conter uma enormidade de bactérias, mofo e fungos. É melhor se descartar do rímel depois de três meses, da base, depois de seis, e do batom, após dois anos.

CABIDES DE ARAME
Substituir os cabides de arame pelos de plástico ou madeira vai revigorar seu guarda-roupas. Eles também fazem melhor às roupas.

SAPATOS VELHOS
Sapatos velhos e fedorentos congestionando um guarda-roupa são o oposto do zen. Doe aqueles que estão em bom estado, jogue os demais fora e aproveite mais espaço no armário para calçados que você goste de verdade!

VESTIDOS DE MADRINHA
Ele foi caro, você teve de comprá-lo e só o usou uma vez. Aquele vestido de madrinha de casamento, ou dois, ou três deles, estão enfiados no fundo do guarda-roupa apenas juntando pó e ocupando um espaço precioso. Se a ideia de jogá-los em um tonel de lixo não é agradável, descubra um jeito de doá-los para alguém que precise.

ÓCULOS VELHOS
Talvez a receita esteja errada, talvez eles estejam tortos ou quebrados, ou então eles podem estar terrivelmente fora de moda – dê adeus àquela caixa de óculos velhos. Doe-os a instituições que ajudem os mais necessitados, ou então coloque-os para a reciclagem.

ACESSÓRIOS QUE VOCÊ NUNCA USA
Cachecóis comidos por traças, uma luva solta e cintos desgastados não têm lugar em uma casa minimalista. Coloque-os em uma caixa, ou então jogue tudo fora, e dê espaço para itens que você usa de verdade.

BOTÕES EXTRAS
Parece que quase toda blusa, jaqueta ou calça vem com botões extra. Se você acha improvável que vá precisar pregar um botão de volta, livre-se deles. É possível que você nem tenha mais as peças de roupa com que esses botões vieram!

TOALHAS E LENÇÓIS MUITO USADOS
Toalhas esburacadas e roupas de cama manchadas são definitivamente itens para se jogar fora. Se a ideia de descartá-los soa como desperdício, muitos abrigos para animais adoram receber esse artigos para usar como caminhas.

PROTETOR SOLAR VELHO
Se o seu tubo de protetor solar parece cheio de pó, não esqueça de checar a data de vencimento antes de usá-lo. Alguns deles duram até três anos, mas todos vencem. Se o seu tubo for velho demais, o lugar dele é no lixo.

REMÉDIOS VENCIDOS OU SEM IDENTIFICAÇÃO
O seu armário de remédios está lotado e desorganizado? Então é hora de se livrar dos medicamentos velhos e não-identificados que estão ocupando esse espaço. Remédios antigos não são apenas ineficientes, mas eles podem causar problemas. Lembre-se: muitas farmácias coletam medicamentos vencido, para evitar que eles sejam jogados fora de qualquer maneira.

RESTOS DE SABONETE
Enquanto você se livra de cosméticos e remédios velhos, procure restos velhos de sabonete no seu chuveiro. A menos que você seja uma pessoa dedicada a fazer tudo sozinha, é improvável que você derreta essas sobras para transformá-las em uma só barra. Jogue fora agora!

AMOSTRAS DE XAMPUS E CREMES
Junte essas garrafinhas e tubinhos de cremes, xampus e condicionadores de hotel e jogue tudo fora. Pode ser uma ideia deixar uma ou outra à mão, para quando você for viajar, mas seja honesta: quando você vai usar esse creme que você pegou no século passado em um hotel barato?

LIVROS QUE VOCÊ NUNCA MAIS VAI LER
Romances com as folhas caindo, livros-texto com informações desatualizadas e livros infantis para os quais seus filhos já estão velhos demais: esses são itens que ocupam um espaço precioso. Sebos, instituições de caridade e bibliotecas podem adorar receber o saldo desses expurgos domésticos.

BRINQUEDOS VELHOS
As baterias acabaram há muito tempo, e aqueles chocalhos e bonecas estão apenas juntando poeira. Junto com os filhos, vem um monte de lixo – e brinquedos são os piores culpados. O melhor é juntar tudo e doar a quem pode estar precisando.

JOGOS E QUEBRA-CABEÇAS COM PEÇAS FALTANDO
Há poucas coisas tão frustrantes quanto estar no fim de um quebra-cabeça e descobrir um buraco onde deveria haver uma peça. E aquele Banco Imobiliário com uns cartões faltando? Não há maneira de salvar esses jogos quando estão desfalcados assim. Jogue-os fora, e nem olhe para trás.

RECIBOS E COMPROVANTES
Nossas bolsas e gavetas estão cheias deles: recibos e comprovantes são necessários, até que eles deixem de ser. Você certamente deve guardar as notas necessárias para reembolsos e declarações do Imposto de Renda, mas bolos de papel que comprovam o quanto custa um cappuccino podem ser descartados.

LIVROS DE COLORIR COMPLETOS
Colorir livros pode ser ótimo para os pais de crianças pequenas, mas quando eles são todos preenchidos, é hora de colocá-los na lata de lixo reciclável.

REVISTAS E JORNAIS VELHOS
Você tem armazenada uma caixa (ou duas) cheias até a boca de jornais e revistas velhos? Elas não só ocupam um espaço precioso, como também juntam mofo e não têm muito propósito. Se há uma razão sentimental para juntar tanto papel, apenas recorte os trechos que importam e faça um álbum!

LÁPIS DE COR QUEBRADOS E CANETINHAS SECAS
Se a sua caixa de lápis e canetas mais parece um cemitério, é hora de ser imperdoável. Jogue fora seus lápis de cor quebrados e as canetinhas e marcadores secos ou sem tampa. Seja mais funcional!

OBRAS DE ARTE DOS SEUS FILHOS
Aqueles pequenos Picassos chegam em casa com um monte de projetos de arte para fazer toda semana (ou então, todo dia). Algumas dessas obras são dignas de guardar, mas é impossível ficar com todas as pinturas, desenhos ou recortes que seus filhos façam. Tire um tempo enquanto eles estão longe para se livrar de todo esse entulho criativo.

FILMES QUE VOCÊ NÃO VAI REVER
DVDs em bom estado podem ser vendidos ou doados. Se os discos estiverem arranhados ou danificados, apenas jogue-os no lixo.

CDS ARRANHADOS
Friedrich Nietzsche disse que, sem música, a vida seria um erro. No entanto, manter CDs velhos e arranhados na sua coleção também é. Jogue fora CDs quebrados ou inutilizados, e doe os outros que não estejam mais na sua lista de mais tocados.

LIVROS DE RECEITA
Com tantos sites de receitas, não tem por que manter cópias em papel de livros de culinária na cozinha. Guarde aqueles cartões com receitas ou os livros passados de geração em geração na sua família, mas se livre do resto. Suas comidas dignas de Pinterest vão continuar sendo um sucesso sem eles!

COMIDA VENCIDA
A maioria dos lares esconde comida velha e vencida no fundo de armários, dispensas e geladeiras. Você nunca vai comer as ervilhas daquela lata velha, e manter comida vencida guardada pode até ser perigoso. A maior parte dos enlatados dura no máximo dois anos.

TEMPEROS VELHOS
A maior parte dos temperos deve ser trocada a cada 6 ou 12 meses. Troque tudo que estiver encalhado na cozinha por aromas e sabores frescos.

CARDÁPIOS DE DELIVERY
A maior parte dos serviços de entrega de comida está online, e apps de delivery existem aos montes por aí. Assim, não há motivo para se manter uma gaveta cheia de cardápios de papel. Deixe todos para a reciclagem e apenas dê um clique da próxima vez.

SACHÊS DE TEMPERO
Sejamos francos: você nunca vai usar nenhum daqueles sachês de ketchup, mostarda e maionese guardados na gaveta da cozinha. Compre potes normais de condimentos no supermercado e pare de colecionar qualquer coisa que vier com o delivery.

TALHERES DE PLÁSTICO
Uma cozinha com menos entulho é mais fácil de usar e tem um aspecto melhor. Se as gavetas da sua cozinha estão cheias de talheres de plástico, é hora de jogá-los fora e trocá-los por um belo jogo de inox.

POTINHOS DE PLÁSTICO
Tampas faltando, ou manchadas, ou quebradas: potinhos de plástico só podem ter um propósito quando estiverem funcionando bem. É hora de se livrar de todos aqueles Tupperwares velhos e potes de plástico sortidos espalhados pela cozinha.

UTENSÍLIOS QUE NUNCA SÃO USADOS
Parecia uma boa ideia comprar aquela máquina de fazer pão enorme, mas agora ela está apenas juntando poeira, então é hora de doá-la. O mesmo vale para aquela batedeira que nunca foi usada, aquela panela elétrica, ou então aquele liquidificador sem tampa.

ELETRÔNICOS QUEBRADOS
Aparelhos eletrônicos que não funcionam devem ser reciclados da maneira correta. Muitas cidades têm depósitos e centros dedicados ao descarte seguro de eletrônicos. Se aqueles aparelhos velhos funcionam, mas não são mais desejados, encontre alguém que possa querê-los.

CARREGADORES DE CELULAR AVULSOS
Emaranhados de fios não apenas doem de olhas, mas também ocupam bastante espaço em armários e gavetas. Livre-se deles e nem olhe para trás.

CHAVES MISTERIOSAS
Elas podem abrir uma porta em outra cidade, ou talvez dar a partida em um carro parados em algum ferro-velho: quem vai saber? Se a gaveta do lixo tranca a cada vez que é aberta, aquelas chaves não-identificadas precisam ser jogadas fora.

TINTA VELHA
Se a sua reforma de casa acabou há anos, é hora de se livrar daquelas latas de tinta que estão na garagem ou no sótão. Afinal de contas, a maioria das tintas pode ser usada apenas 6 meses depois de abertas. Mas, se for jogar aquela lata fora, faça isso da maneira correta.

CORTINAS QUE NÃO SERVEM
Se as cortinas da sua casa antiga não servem nas janelas da nova, não fique com elas guardadas indefinidamente: é melhor doá-las a uma instituição de caridade.

BORRACHINHAS
Borrachinhas podem ser úteis, mas não é preciso ter uma pilha delas. Apenas jogue-as fora.

CANETAS SEM TINTA
É muito frustrante precisar anotar algo e pegar uma caneta que está sem tinta. Faça um favor a todo mundo, e jogue fora as canetas que não funcionam mais.

TELEFONES VELHOS
Sejam aparelhos fixos sem uso, ou então aquele celular que você ganhou do seu pai há quase 20 anos, não tem por que guardá-los. Telefones antigos podem ser reciclados em muitas localidades.

BATERIAS GASTAS
Jogue fora todas aquelas pilhas e baterias gastas que estão emperrando a sua gaveta. Dependendo do tipo de bateria, elas podem ser jogadas no lixo ou levada a um local de descarte.

DECORAÇÕES DE NATAL SEM USO
Se aquele Papai Noel está meio desbotado, ou se o chifre da rena já caiu, é hora de se livrar de decorações de Natal velhas ou fora de moda. Se elas estiverem em bom estado, faça uma doação.

UTENSÍLIOS E FERRAMENTAS DUPLICADAS
Uma das maneiras mais fáceis de livrar uma casa de itens desnecessários é identificar tudo que está duplicado. Se você tem ferramentas e utensílios de cozinha em dobro, faça uma caixa para doação.

CÂMERAS VELHAS
Câmeras antigas podem render algum dinheiro se vendidas a colecionadores, e muitas lojas oferecem um desconto em itens novos, então não há desculpa para mantê-las em uma caixa, ocupando espaço.

PRESENTES QUE VOCÊ NUNCA QUIS
Um sentimento de culpa pode estar fazendo com que você não jogue fora aquele presente específico, mas, se você não gosta dele ou não consegue imaginar como usá-lo, apenas livre-se ele.

Fonte: Espresso – MSN

Faça um comentário